Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Convite - 2º Encontro da REM/SC - PNEM: setembro de 2014


Convite - 2º Encontro da REM/SC - PNEM

Encontro para a discussão e sugestões de alterações no “Documento Preliminar do Programa Nacional de Educação Museal” – PNEM.

Data: 01 de setembro de 2014 (segunda-feira)

Horário: das 8h30min às 12h e das 13h às 17h

Local: Auditório do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/ UFSC) - Campus Trindade - Florianópolis – SC

Inscrições: até o dia 29/08/2014 em http://tinyurl.com/2remsc-pnem2014

Observação: será disponibilizado certificado no final do encontro, conforme  a participação nas atividades.

Mais informações: remsc.blogspot.com.br
Contato:  remscblog@gmail.com

PROGRAMAÇÃO

Matutino [8h30min às 12h]
- Abertura l   Reunião dos GTs  -  Eixos temáticos PNEM

Vespertino [13h às 17h]
- Plenária [aprovação das propostas dos GTs]  l  Encerramento

Grupos de Trabalho (GTs) –  Eixos Temáticos do PNEM – Coordenação:

Acessibilidade
Marcella Monteiro Borel: Museóloga – Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu)/
Grupo de Estudos e Pesquisas Museológicas do Vale do Itajaí – GEPVI

Comunicação
Mariana Girardi Barbosa Silva:  Coordenadora do Educativo – Museu Hering/
Grupo de Estudos e Pesquisas Museológicas do Vale do Itajaí – GEPVI

Gestão
Luciana Silveira Cardoso: Coordenadora do Curso de Graduação em Museologia/ UFSC

Museus e Comunidades
Valdemar Assis: Professor do Curso de Museologia UFSC

Perspectivas conceituais
Simone Rolim de Moura: Educadora do Museu Victor Meirelles

Profissionais de Educação Museal
Silvana Silva de Souza: Coordenadora do Programa Educativo - Museu Ferroviário de Tubarão

Redes e parcerias
Marli Fávero: Analista Técnica em Gestão Cultural (FCC)/Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM/SC)

Sustentabilidade
Rafael Muniz de Moura: Museólogo do Museu Victor Meirelles

Lembramos que os trabalhos dos seguintes eixos temáticos foram finalizados no primeiro encontro  e  que as propostas serão aprovadas na plenária deste 2º encontro:

Estudos e pesquisas
Renilton Roberto da Silva Matos de Assis: Museólogo do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

Formação, capacitação e qualificação
Thainá Castro Costa Figueiredo: Professora do Curso de Museologia UFSC

Contamos com sua participação e contribuição neste 2º encontro!


Equipe da REM/SC

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Exposição no MAR/Rio de Janeiro "Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas"


Exposição
"Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas"

De 26/08/14 à 15/01/15
MAR - Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro
Rio de Janeiro/RJ/Brasil
CEP 20081-240

Fone: (21) 3031 2741

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas"

Arte e Sociedade no Brasil 2

Como a arte se envolve com a educação? Em suas origens, o acesso aos museus e à escola era reservado aos estratos sociais dominantes e circunscrito à formação e ao lazer das elites. No Brasil, apenas no pós-guerra os museus ampliaram sua abertura para a sociedade e a consciência de seus deveres de acessibilidade e universalidade. A arte incide sobre a agenda política dos museus, marcada por um déficit de direitos sociais não atendidos, enquanto a sociedade se apresenta cada vez mais complexa.

Esta é a segunda mostra da série Arte e Sociedade no Brasil, que lança hipóteses sobre os desafios enfrentados pela educação, pela arte e pelo museu. Os artistas que integram a exposição propõem modelos para pensar o potencial da educação. Homenageia-se a artista Anna Bella Geiger, que há décadas discute dispositivos como cartilhas, atlas e métodos de leitura a partir das relações transculturais. Ela própria foi aluna do educador Anísio Teixeira.

Obras de arte, documentos e projetos educacionais debatem os sentidos da educação e do lugar dito escola. O pacto crítico da produção artística com a educação está aqui concentrado em quatro núcleos: (1) teoria, com foco em Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire; (2) processos, que documenta experiências da prática educacional; (3) dispositivos, que discute as dimensões de poder das estruturas educacionais; e (4) linguagem, que explora a relação entre fazer artístico, fala e escrita como campo de reconhecimento das diferenças.

Janaina Melo e Paulo Herkenhoff, curadores

O setor de educação do MST foi convidado a participar e é com muito orgulho que convidamos aqui todas e todos vocês a comparecerem e prestigiarem essa linda iniciativa!

"(...) No MAR, não fazemos vernissage, senão abrimos o Museu já com a mostra nova para todo público visitante. É um dia festivo já que na exposição organizamos as Conversas de Galeria com artistas, curadores e público. A ideia é conversar com o público na galeria, olhando para os trabalhos. É um percurso informal pela exposição, um bate-papo gostoso que contribui imensamente para o entendimento da exposição e para a aproximação do público e das diversas equipes do Museu que costumam acompanhar as conversas.” (...)

O bate-papo contará também com: Paulo Herkenhoff, Janaina Melo, Dennis Stenos-Possidente, Ana Chaves (equipe curatorial e de pesquisa da mostra)

Saiba mais na página do MAR, clicando aqui.

Reproduzido de compilado de Facebook do Sem Terrinha/RJ e página do Mar
25 ago 2014

Conheça o poema de Rubem Alves:

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.