sexta-feira, 2 de agosto de 2013

II Congresso Infâncias e Brinquedos de Ontem e Hoje: 04 a 07 de novembro de 2013


II Congresso Infâncias e Brinquedos de Ontem e Hoje
04 a 07 de novembro de 2013
Niterói . RJ

O II Congresso Infâncias e Brinquedos de Ontem e Hoje congrega pesquisadores de instituições nacionais, com os quais o CABE e o GEPEMC mantém intercâmbio e desenvolve significativas parcerias e em sua segunda edição pretende firmar e ampliar o intercâmbio entre pessoas e instituições interessadas nas questões referentes aos estudos sobre infâncias e brinquedos e temas relevantes para o campo referido, além de, fortalecer a formação de educadores sensíveis às infâncias, aqui entendidas no sentido literal, a primeira etapa da vida, mas também, como um ser sem idade, transformador e criador de experiências.

A realização do II Congresso nos leva a apostar na necessidade de manter uma interlocução permanente entre as diversas ciências que se ocupam das infâncias e dos estudos que cercam as práticas infantis que envolvem o brincar e o brinquedo. Bem como, consolidar e recolocar parcerias com vistas às problemáticas específicas que circundam a temática.

Para além da interlocução com os adultos interessados pelo tema este congresso tem a preocupação de promover espaços/tempos de diálogo e expressão com as crianças e para as crianças, pois são elas as protagonistas principais de nossas pesquisas e interesses.

Portanto, ao realizar o II Congresso estaremos abrindo novas janelas para os avanços das Ciências e para o muito que se há de fazer na educação em todos os níveis, na busca de construção de uma rede de relações e saberes indispensáveis as necessárias reflexões macro e microscópicas da temática.

Objetivos:

• Estabelecer diálogos que nos ajudem a melhor compreender a complexidade das infâncias;

• Aprofundar a compreensão acerca dos saberes e fazeres presentes nas múltiplas redes do cotidiano escolar e não escolar no que se refere às infâncias e aos brinquedos;

• Interrogar as práticas culturais que se apresentam no cotidiano escolar e não escolar visando uma ação intercultural;

• Dialogar com as múltiplas possibilidades de pesquisa.

Realização: CABE e GEPEMC - Universidade Federal Fluminense - UFF
Período: de 04 a 07 de novembro de 2013.
Local: Faculdade de Educação da UFF - Campus do Gragoatá
Rua Visconde do Rio Branco 882, bloco D, sala 211
São Domingos - Niterói CEP 24.020-200

Nenhum comentário: