Ala Ecológica

Atividade suspensa

Proposta: Criação da Ala Ecológica do Museu do Brinquedo/UFSC
Parque Ecológico do Córrego Grande
Prof. João David Ferreira Lima
Florianópolis/SC 

I - Considerações iniciais

O Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina foi criado em setembro de 1999, sob o patrocínio e orientação da UFSC, possibilitando a abertura de um espaço pedagógico e cultural de incalculável dimensão.

Além do registro da memória cultural de uma época e da preservação de suas condições de vida através da guarda adequada de objetos de infância, a presença um museu com tais características proporciona, às gerações atuais e futuras, a possibilidade de estudos de identificação do universo pessoal e social da existência humana.

Se os brinquedos antigos nos permitem compreender o mundo infantil de épocas passadas, os atuais nos permite registrar o mundo de agora. Nesta simples constatação já se pode vislumbrar duas características bastante diferenciadas:  o ato de brincar com brinquedos antigos elabora um "tempo interno" demorado e amplo, se comparado àquele dos brinquedos eletrônicos.

A relação criança-brinquedo, estabelecida através dos brinquedos que proporcionam um contato mais próximo (como a boneca, o carrinho de rodas, o cavalinho de pau, por exemplo), não desenvolvem apenas uma brincadeira, mas cria um espaço de afetividade, de sentimento com o objeto.

O mesmo se pode constatar com os brinquedos eletrônicos, porém num outro tempo de aferimento e envolvimento afetivo: a relação rápida e eficaz no trato com o brincar, passando de uma situação à outra, imediatamente, elabora um tempo interno diferente. Mas este tempo (como o outro, o dos brinquedos “antigos”) desenvolve determinadas capacidades que, se ausentes da vida do ser humano, interferirão diretamente no seu processo de crescimento e humanização.

É de se salientar também que, nas brincadeiras em grupo ( bolinha de gude ou de vidro, jogos de amarelinha, casinha, bola, ciranda, gangorra, pião, parque infantil, etc ) a relação com o brincar se dá de outra maneira: passa por um terceiro ou parceiros, cuja presença divide o tempo de brincar e estabelece outra relação e sentimentos; o mundo da criança, aqui, está sendo compartilhado e o brinquedo e parceiro elaboram um mundo de sentimentos e ações de significado sócio-afetivo novo e criativo.

Se atentarmos para o que significa o mundo sem a presença do brinquedo e da brincadeira, poderemos antever hipoteticamente uma vida cinza e fria, sem infância e sem cor, destituída de alegria, projetos de felicidade e calor humano.

Guardar brinquedos num lugar público de fácil acesso, além de abrir o mundo infantil aos olhos da criança e adultos através de espaços estrategicamente montados para sua apreciação e criados para uma vivência cultural significativa é, no mínimo, uma resposta de valorização do mundo infantil e de respeito ao mundo adulto que, através de diferentes vias, é resultado de um tempo de infância.

A ampliação da dimensão de guarda e usufruto da cultura infantil, através dos brinquedos e do ato de brincar, tem nesta proposta de instalação da Ala Ecológica do Museu do Brinquedo, a configuração de novos espaços interno e externo privilegiados.

O contato físico com árvores e plantas, caminhos/trilhas, parque infantil, borboletário, lagos, aves, animais, coelhos, jabutis, jacarés e, mesmo que restrito ao contato visual, possibilitando a criação de um imaginário sem precedentes na história do Museu do Brinquedo.

A presença de uma exposição permanente de brinquedos do acervo do Museu do Brinquedo/UFSC no Parque Ecológico do Córrego Grande permitirá, em contra partida, aumentar o significado cultural do Parque. As crianças e adultos poderão visitar o acervo do quiosque, ouvir histórias contadas não só pela UFSAC e Barca dos Livros, mas também da UDESC, redimensionado os espaços já existentes no Parque.

Esta ampliação estará condicionada aos projetos já existentes no Parque, a saber:

(20) Casa Educação Ambiental (Brinquedoteca, Fraudário e Auditório)
(24) Parque Infantil
(25) Parque Cultural
(33) Lago do Jabuti
(34) Viveiro de Pássaros
(36) Viveiros
(39) Pista de Caminhadas
(38) Projeto Pomar
(35) Projeto Pomar Floripa e Floris Floripa
(12) Área de Leitura
(44) Área Esportiva
(3 e 4) Fundação Franklin Cascaes

II – Rotina do Quiosque do Museu do Brinquedo/UFSC

. Exposição permanente de brinquedos e agendamento de visitas através do NICA – Núcleo Infância, Comunicação e Arte/UFSC- CNPq e da Coordenadoria do Curso de Pedagogia/UFSC

. Programa mensal de narração de histórias.

. Atividades pedagógicas e artísticas no espaço coberto (em implantação), articuladas com as escolas e a monitoria do Museu do Brinquedo/UFSC.

. Limpeza trimestral dos brinquedos expostos.

III – Condições necessárias

. Destinação, pela coordenção do Parque de um espaço para exposição permanente de brinquedos infantis do acervo do Museu do Brinquedo/UFSC.

. Destinação de uma monitoria/bolsista do Curso de Pedagogia/UFSC, para desenvolver as atividades da Ala Ecológica, sob a responsabilidade da UFSC.

. Contatos com as escolas de Florianópolis, para agendamento de visitas orientadas e dialógicas.

. Aprovação de estudos e pesquisas dos alunos do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSC, relacionados à temática do espaço.

. Articulação com a exposição permanente (parcial) do Museu do Brinquedo na Biblioteca Universitária, para programação conjunta, envolvendo também a Ala Virtual do Museu do Brinquedo e o NICA /UFSC/CNPq .

. Articulação com a Barca dos Livros e com o espaço de narração de histórias da UFSC.