quinta-feira, 7 de maio de 2015

O invisível novamente volta a ocorrer


O invisível novamente volta a ocorrer

Luiza Kons
MBISC/Bolsista do curso de Jornalismo/UFSC

A imagem que vai de acadêmicos e professores de Pedagogia da Universidade à docentes de escolas do Estado de Santa Catarina caminhando e desvendando histórias de brinquedos infantis entre as quatro estantes do Museu do Brinquedo da ilha de Santa Catarina (MBISC) na Biblioteca Central (BC) da UFSC, pode ser novamente vista. A estudante de pedagogia e bolsista do projeto Ana Paula Ludwig, coordenadora da Ala Pedagógica, retomou o contato com as escolas para que visitem o projeto e conheçam, por meio de uma visita orientada, um pouco do universo infantil.

A visita mais recente aconteceu no dia 28 de abril, por estudantes da disciplina de Pedagogia Educação e Infância I ministrada pela Prof. Dra. Mônica Fantin, com participação especial de Ana Paula Ludwig. E neste caso, faz parte de estudos como Aula-Passeio envolvendo a temática Brinquedos tem História? Que histórias os brinquedos contam sobre as crianças que brincam? O trabalho de pesquisa também é realizado na disciplina Educação e Infância V: conhecimento, jogos, integração e linguagem ministrada pela Prof. Dra. Alessandra Rotta com a temática “Brinquedos tem História? Tesouros de Brincar, como instrumento didático-metodológico”.


Depois da etapa de conhecer e pesquisar os brinquedos após ouvir a intervenção da Profa. Telma Piacentini e das ex-bolsistas Gabriela Aguiar Souza e Rafhela Eloy, os estudantes de Pedagogia se dirigiram à sala reservada ao Museu, onde realizaram dinâmicas com brincadeiras, como as cantigas escravos de Jô e Lagarta Pintada. De acordo com Ana Paula esse é um espaço para que seus colegas de curso possam pensar e refletir sobre o imaginário infantil “ficamos sempre preocupados com o que os outros vão pensar e acabamos bloqueando a imaginação própria da infância, por isso, é importante reaprendermos a brincar. Para que possamos entender o espaço lúdico”.

Para a Prof. Telma este é um momento importante na história do MBISC, já que pela primeira vez ocorre a pesquisa acadêmica específica no âmbito da graduação “é uma grande conquista termos gente para dar continuidade ao MBISC que, para se desenvolver tem a forma de um polvo com vários tentáculos”. Os tentáculos referidos são, pois, além da Ala de exposição permanente da BC:

* Ala da Reserva Técnica situada no MARquE (Museu Universitário)    
* Ala Virtual coordenada por Leopoldo Nogueira (blog e fanpage)
* Ala de Exposição Transitória com acervo não  catalogado
* Ala Ecológica Lydia Hortélio no Parque Córrego Grande Professor David Ferreira Lima (suspensa temporariamente)


A próxima visita está marcada para o dia 11 de maio com professores/pesquisadores da Escola Emilio Piske, de Blumenau/SC, na Ala de Exposição Permanente do MBISC, localizada no primeiro piso da BC.

Contato:
Biblioteca Central: +55 (048) 3721-9310 e 3721-2257
lupkons@gmail.com

Fotos por Leo Nogueira: Museu Do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina no Facebook

Leia matéria no "Divulga UFSC", clicando aqui.

Nenhum comentário: