quinta-feira, 28 de maio de 2015

Colégio Aplicação realiza I Ciranda do Brincar no Labrinca

Fotos e texto: Luiza Kons MBISC/Bolsista do curso de Jornalismo/UFSC

Professores do Colégio Aplicação e de outros centros de ensino participam da I Ciranda do Brincar no Labrinca entre os dias 27 e 28 de maio, no auditório do CA/UFSC.  O evento faz parte da semana mundial do brincar e comemora a data Internacional do brincar nessa sexta-feira. Um dos principais objetivos é fomentar a discussão sobre a importância da brincadeira para crianças e adultos.


Dentre as atividades realizadas está o lançamento do livro Brincar, amar e viver.do professor Marcos Teodorico Pinheirode Almeida com a participação de outros educadores do colégio e de bolsistas do Labrinca “o que fazemos é suscitar um debate sobre o uso de jogos eletrônicos” explica a professora e também autora do livro Leila Peters. De acordo, com Peters a obra foi feita a partir de uma pesquisa, que procurou traçar o perfil das crianças frequentadoras de sites de jogos online  “Geralmente jogam sozinhas em casa, e os sites que acessam possuem mais publicidade do que jogos interessantes”.

Então, os educadores estão buscando orientar esses estudantes para que adquiram uma consciência crítica sobre os games e possam ser mediadores de outras crianças. A próxima etapa do projeto, que ocorre durante o dia 28, é justamente inaugurar o espaço para jogos eletrônicos na Brinquedoteca do Colégio de Aplicação UFSC (Labrinca).

A I Cirando Ciranda do Brincar no Labrinca procura discutir sobre várias questões que envolvem o ato brincar. Alguns desses pontos foram debatidos após a exibição do filme Tarja Branca que versa sobre a relevância da atividade lúdica para o adulto. Por quase uma hora, um grupo de quatro professoras participaram de uma mesa de discussão e conversam com a plateia do auditório sobre os pontos abordados e como encaram o tema.


“Hoje existe um aceleramento do tempo da criança” comentou uma das participantes da mesa Fernanda Damerau. As professoras foram unânimes em considerar que o pouco tempo dedicado a atividades lúdicas pelos pequenos está gerando uma insatisfação enorme por parte das próprias crianças. Uma vez que o ato de brincar faz parte de um processo de se conhecer e experimentar o mundo.


Nesse sentido, as educadoras consideram que próprio adulto não pode deixar de lado a brincadeira. Caso contrário estaria perdendo o equilíbrio e se desencontrando em relação à própria personalidade, o que levaria a um processo de engessamento.


O evento também estreia, no dia 28, o filme Território do brincar que apresenta diversos tipos de brincadeiras feitas por todo o país.  


Contato para agendamento de visitas:
Biblioteca Central: +55 (048) 3721-9310 e 3721-2257
ana.ludwig@grad.ufsc.br

terça-feira, 26 de maio de 2015

Cinema, Infância e a Docência na Educação Infantil: Poéticas e Culturas Infantis em Movimento


CINEMA, INFÂNCIA E A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POÉTICAS E CULTURAS INFANTIS EM MOVIMENTO

DIA 03/06/2015 - (Quarta-feira)
08h00 às 10h00
Centro de Eventos UFSC
Campus Trindade
Florianópolis/SC

Adriana Alves da Silva
GEPEDISC Culturas Infantis/UNICAMP

Eloisa Rocha
NUPEIN/CED/UFSC
Coordenação de mesa

Atividade na Programação do:

III Seminário Temático do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil – NDI/CED/UFSC

Encontro do Foco Pró-Docência Formação Continuada para Profissionais em Atuação na Educação Infantil das Redes Públicas de Ensino de Santa Catarina

01 a 03 de junho/2015
Centro de Eventos
UFSC
Florianópolis/SC

Programação completa, clicando aqui. Fotos do evento,clicando aqui.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Museu do Brinquedo realiza atividades em Comemoração a 13a. Semana de Museus

Foto: Ana Ludwig

Luiza Kons
MBISC/Bolsista do curso de Jornalismo/UFSC

Alunos da 1° fase do curso de Pedagogia da Universidade de São José visitam a Ala de Exposição Permanente do Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina localizado no primeiro andar da Biblioteca Central (BC). A atividade ocorreu na última segunda-feira dia 18 de maio, data em que é comemorado o dia internacional dos museus, e faz parte da programação da 13°. Semana de Museus, realizada pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) e IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) com a temática de Sustentabilidade e ser Humano.

A Professora de Educação e Infância da USJ Arlete de Costa Pereira e os 15 estudantes ouviram a apresentação da Professora e Coordenadora geral do Museu Telma Piacentini, com as principais informações sobre  o MBISC e como ele foi criado. A apresentação ocorreu na sala Henrique Fontes também localizada no primeiro piso da BC. Depois os estudantes foram direcionados a Ala de Exposição Permanente e puderam conhecer um pouco mais das histórias dos brinquedos com o auxilio de Ana Paula Ludwig Coordenadora da Ala Permanente. Para finalizar o encontro Ludwig realizou a contação da história A dobradura do Samurai de Ilan Brenman, seguida de uma oficina de origami que confeccionou tsurus.

A visita também contou com uma professora interprete de Libras para auxiliar uma estudante especial (surda- muda).

Outras atividades relacionadas:

*A Coordenadora Ludwig também está participando no dia 19 de maio da Oficina Diálogos Educativos Museais,  para a  de formação de Educadores de Museus, no Museu Histórico de Santa Catarina, palácio Cruz e Souza. No dia 20 de maio participa da aula Magna do Curso de Museologia, ministrada pelo Professor  Mario Chagas no MARquE (ex-museu universitário);

* Reativação do processo de criação da Ala Ecológica Lydia Hortélio no Parque Ecológico do Córrego Grande;

Contato para agendamento de visitas:
Biblioteca Central: +55 (048) 3721-9310 e 3721-2257
ana.ludwig@grad.ufsc.br
lupkons@gmail.com

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Projeto coleta brinquedos para crianças de educandário em Florianópolis


Projeto coleta brinquedos para crianças de educandário em Florianópolis

Uma brinquedoteca para as 150 crianças do educandário da Fundação Serte é o objetivo do projeto Construindo Sonhos, iniciativa de alunos do 8º semestre do curso de Administração da UFSC.

O projeto, por meio de doações, quer proporcionar um local de estudo e de brincadeiras para as crianças combinarem o aprendizado com a diversão.

Mais informações na página de Facebook do Projeto “Construindo Sonhos” da Serte (Sociedade Espírita de recuperação, Trabalho e Educação), clicando aqui.

18 mai 2015

terça-feira, 12 de maio de 2015

‘Eu vi as três meninas’ resgata cultura tradicional da infância

Foto reproduzida da fanpage Oca- Escola Cultural

A Oca – Escola Cultural, localizada na Aldeia de Carapicuíba, um dos últimos remanescentes dos aldeamentos jesuíticos tombados pelo Patrimônio Histórico em São Paulo, registrou em livro, cd e dvd o resultado das atividades do Centro de Estudos e Irradiação da Cultura Infantil. O trabalho intitulado “Eu vi as três meninas”, lançado no ano passado, foi dirigido por Lucilene Silva, coordenadora desse Centro, um dos núcleos de ação da entidade relacionados com a cultura brasileira, que tem como proposta “levar a brincar”.

Trabalhos técnicos: Emerson Ramos
Reportagem Marilu Cabañas
Foto: Rinaldo Martinucci

Reproduzido por Rádio Brasil Atual , onde está disponível uma reportagem radiofônica sobre o tema.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

I CIRANDA DO BRINCAR NO LABRINCA: Colégio de Aplicação/UFSC


Clique na imagem para ampliar

I CIRANDA DO BRINCAR NO LABRINCA

Colégio de Aplicação/UFSC
27 e 28 de maio de 2015
Florianópolis/SC

Celebrando o Dia Internacional do Brincar (UNESCO 28 MAIO)

Maiores informações: www.ca.ufsc.br

O invisível novamente volta a ocorrer


O invisível novamente volta a ocorrer

Luiza Kons
MBISC/Bolsista do curso de Jornalismo/UFSC

A imagem que vai de acadêmicos e professores de Pedagogia da Universidade à docentes de escolas do Estado de Santa Catarina caminhando e desvendando histórias de brinquedos infantis entre as quatro estantes do Museu do Brinquedo da ilha de Santa Catarina (MBISC) na Biblioteca Central (BC) da UFSC, pode ser novamente vista. A estudante de pedagogia e bolsista do projeto Ana Paula Ludwig, coordenadora da Ala Pedagógica, retomou o contato com as escolas para que visitem o projeto e conheçam, por meio de uma visita orientada, um pouco do universo infantil.

A visita mais recente aconteceu no dia 28 de abril, por estudantes da disciplina de Pedagogia Educação e Infância I ministrada pela Prof. Dra. Mônica Fantin, com participação especial de Ana Paula Ludwig. E neste caso, faz parte de estudos como Aula-Passeio envolvendo a temática Brinquedos tem História? Que histórias os brinquedos contam sobre as crianças que brincam? O trabalho de pesquisa também é realizado na disciplina Educação e Infância V: conhecimento, jogos, integração e linguagem ministrada pela Prof. Dra. Alessandra Rotta com a temática “Brinquedos tem História? Tesouros de Brincar, como instrumento didático-metodológico”.


Depois da etapa de conhecer e pesquisar os brinquedos após ouvir a intervenção da Profa. Telma Piacentini e das ex-bolsistas Gabriela Aguiar Souza e Rafhela Eloy, os estudantes de Pedagogia se dirigiram à sala reservada ao Museu, onde realizaram dinâmicas com brincadeiras, como as cantigas escravos de Jô e Lagarta Pintada. De acordo com Ana Paula esse é um espaço para que seus colegas de curso possam pensar e refletir sobre o imaginário infantil “ficamos sempre preocupados com o que os outros vão pensar e acabamos bloqueando a imaginação própria da infância, por isso, é importante reaprendermos a brincar. Para que possamos entender o espaço lúdico”.

Para a Prof. Telma este é um momento importante na história do MBISC, já que pela primeira vez ocorre a pesquisa acadêmica específica no âmbito da graduação “é uma grande conquista termos gente para dar continuidade ao MBISC que, para se desenvolver tem a forma de um polvo com vários tentáculos”. Os tentáculos referidos são, pois, além da Ala de exposição permanente da BC:

* Ala da Reserva Técnica situada no MARquE (Museu Universitário)    
* Ala Virtual coordenada por Leopoldo Nogueira (blog e fanpage)
* Ala de Exposição Transitória com acervo não  catalogado
* Ala Ecológica Lydia Hortélio no Parque Córrego Grande Professor David Ferreira Lima (suspensa temporariamente)


A próxima visita está marcada para o dia 11 de maio com professores/pesquisadores da Escola Emilio Piske, de Blumenau/SC, na Ala de Exposição Permanente do MBISC, localizada no primeiro piso da BC.

Contato:
Biblioteca Central: +55 (048) 3721-9310 e 3721-2257
lupkons@gmail.com

Fotos por Leo Nogueira: Museu Do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina no Facebook

Leia matéria no "Divulga UFSC", clicando aqui.

sábado, 2 de maio de 2015

Curso de Pedagogia CED/UFSC: Aula-passeio ao Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Cataria


Aula-passeio ao Museu do Brinquedo da Ilha de Santa Cataria

Curso de Pedagogia CED/UFSC
Disciplina MEN 7101 - educação e Infância I
Profa. Dra. Monica Fantin

"Brinquedos têm História?"
"Que histórias os brinquedos contam sobre as crianças que brincam?"

Conversa com Profa. Dra. Telma Piacentini
Participação especial: Ana Paula Ludwig Noronha

Dia 28 de abril de 2015
Acervo parcial na BU/Biblioteca Universitária
UFSC
Campus Trindade

Mais Fotos: Museu Do Brinquedo da Ilha de Santa Catarina no Facebook

‪#‎MuseudoBrinquedoDaIlhadeSC

Leia o texto de Luiza Kons, clicando aqui.